Compartilhe:
Especialista em TI e redator da CRE
Última atualização: 12/2025
Tempo médio de leitura: 10 minutos
Observe esta imagem, que um dos nossos técnicos enviou para nosso gerente de infraestrura de redes, para fins de registro antes de começar a fazer o trabalho de reestruturação e organização deste rack de rede.
Imagine se um cabo desse parar, conector falhar seu contato ou ou algum equipamento parar de funcionar, o que vai acontecer neste cenário?
Com certeza será um caos total, quando isso acontece, infelizmente perde-se muito tempo para encontrar o problema ou defeito — mesmo que o técnico seja experiente, com certeza ele vai mexer com muita cautela para não parar mais serviços ainda. Além disso, o valor para reorganizar e estruturar um rack de rede neste estado — é muito maior do que ter uma empresa ou profissional exclusivo para gerenciar e administrar a rede.
Na maioria dos casos, ao terminar o serviço de montagem do rack de rede, o técnico de rede estruturada entrega tudo organizado, os problemas vão se acumulando de verdade com o passar do tempo.
Com as intervenções, mudanças e manutenções feitas por profissionais diferentes, a “bola de neve da desorganização” vai crescendo e ficando cada vez mais difícil de entender como está organizada a rede dentro do rack.
1- Falta de identificação clara
A falta de organização na identificação dos ativos de rede, pode causar confusão em pessoas que não entendem de cabeamento estruturado, infelizmente muitas pessoas que não entendem, “mexem” para fazer a rede voltar quando cai ou passa por alguma instabilidade e acaba bagunçando a ordem dos cabos conectados no patch panel, switchs e etc.
2- Falta de documentação
Documentar a rede, economiza em até 40% do valor da mão de obra técnica de manutenções e acelera em até 3x na resolução de problemas — comparado a uma rede sem documentação.
3- Manutenções feitas com pressa
Quando uma porta de rede no rack falha, o foco principal é restabelecer a conectividade o mais rápido possível. Nessa pressa, o técnico simplesmente pluga o cabo mais rápido que encontra, de qualquer tamanho, e em qualquer lugar, priorizando a funcionalidade imediata sobre a organização. O problema é que para arrumar por definitivo, tem que desconectar e o técnico acaba esquecendo de arrumar e acaba deixando desorganizado o cabeamento no rack.
4- Manutenções feitas por profissionais diferentes
Se a manutenção é feita por várias pessoas (equipe interna + fornecedores externos), cada um tem um método diferente e não se sente responsável pelo padrão geral do rack, causado uma enorme bagunça.
5- Erro no cálculo da estrutura de rede
Um projeto de rede estruturada e organização de rack bem feito, considera o aumento de pontos de rede no futuro, patch panels, switchs e etc. Jamais economize no tamanho do rack de rede, pois no futuro, pode trazer problemas de estruturação e organização do rack.
6- Deixar para depois
No começo, todos vão vendo a desorganização mas não se importam, vão deixando para “ver isso” depois. Com o passar do tempo, vai aparecendo novas intervenções, mudanças e ampliações — aumentando o caos.
Não ter um rack de rede bem organizado e estruturado, pode trazer vários problemas:
1- Perca de 3x mais tempo para encontrar o defeito
Um rack de rede desorganizado, é muito mais difícil encontrar defeitos, inclusive porque ao mexer, pode parar mais serviços, devido a desorganização.
2- Setores impoprtantes parados
Um setor sem conexão de rede ou internet, pode trazer prejuízos para a empresa, como o setor de faturamento, setor comercial, fiscal ou financeiro.
3- Perca de contatos importantes
Atualmente, muitas empresas usam tecnologia VOIP para receber pedidos de orçamento, não ter conexão de rede ou internet, pode causar perca de vendas.
Vamos para a parte prometida no começo do artigo e mostrar o que aprendemos com muitos anos de experiência: Como fazer a organização de um rack de rede.
Organizar rack de rede, começa com planejamento bem pensado sobre todos os pontos de rede e funcionalidades dos dispositivos que serão utilizados, como ativos de rede e etc.
1- A organização do rack de rede começa com planejamento no papel
Se você não tem nenhum software para fazer a estruturação da organização do rack de rede — faça um desenho em uma folha A4 no Photoshop ou Paint 3d por exemplo. Organize todos os pontos antes de começar a conectar qualquer cabo no rack de rede. Não se esqueça de considerar uma reserva técnica, com espaço para a adição de pontos futuros de rede.
2- Faça uma identificação clara em todos os pontos do rack de rede
Identifique os cabos de rede, tomadas, patch cords e pontos de rede com etiquetas profissionais de boa qualidade, para que não se soltem, dificultando manutenções e intervenções futuras.
3- Use cores diferentes
Se posível, use o cabeamento dos pontos de rede e patch cords da mesma cor e separe por cor tipos de dispositivos, para que seja mais fácil realizar a administração, gestão e manutenção do rack de rede.
4- Separe patch panel e switchs por serviços
Aqui na CRE, para facilitar a administração e gestão da infraestutura de rede, separamos patch panel e switch por serviço, por exemplo: se temos vinte pontos de rede VOIP, separamos um patch panel e um switch exclusivo só para este serviço.
Além de ser um dos pontos exigidos em nosso manual técnico interno. Este tipo de prática de separar os ativos de rede por serviço, ajuda na organização e identificação dos pontos de rede.
Além disso, a organização do rack de rede por serviço (ou por tipo de tráfego), é a prática ideal e fortemente recomendada pelas normas internacionais de cabeamento estruturado (como a norma TIA-942 e a série ISO/IEC 11801) e pelas melhores práticas de engenharia de redes.
4- Documente todos os pontos de rede
Depois do rascunho inicial, finalize com um documento final, com legendas e todas as identificações de forma bem detalhada, o que cada porta RJ45 de rede é responsável, se tem Vlans, configurações especiais de serviços de rede e etc.
Aqui na CRE, nós temos uma equipe de técnicos especializados em organização de rack de rede, entre em contato conosco através da página orçamento, um dos nossos telefones ou por Whatsapp e solicite um orçamento para organização de rack de rede sem compromisso!
A organização de um rack de rede, parece bem simples, mas na verdade se não for feita com capricho, cuidado, planejamento e documentação — pode trazer sérios prejuízos para sua empresa.
A estruturação correta de um rack de rede, é um processo estratégico baseado em normas internacionais (TIA-942 e ISO/IEC 11801). Ao aplicar métodos testados – como o planejamento em papel, a identificação clara e a separação dos serviços – sua empresa não apenas elimina o risco de paradas operacionais, mas garante uma infraestrutura preparada para o crescimento e totalmente auditável.
A experiência de mais de 1.000 racks de rede organizados, nos ensinou que o investimento em organização e estruturação, se paga rapidamente. Não apenas com a prometida redução de custos nas intervenções futuras, mas com a tranquilidade de saber que sua infraestrutura de rede, é robusta e totalmente confiável.
O ponto crucial da organização vem depois do serviço pronto, que é em manter o serviço de organização que foi feito no rack de rede, nós da CRE oferecemos este serviço de manutenção periódica para manter seu rack de rede sempre organizado, sinalizado evitando paradas repentinas em sua rede.
Se você identificou em seu escritório, indústria ou comércio — um cenário de caos que ameaça a produtividade e a segurança da sua empresa, é hora de agir. Não deixe o problema ser resolvido pela urgência; resolva-o com planejamento, estratégia e expertise.
Fale com um especialista da CRE hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para aplicar o conhecimento da nossa ‘Caixa Preta’ e transformar a desorganização em uma vantagem competitiva para a sua infraestrutura de TI.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se e seja o primeiro a receber as novidades!
Veja também:
