Compartilhe:
Especialista em TI e redator da CRE
Última atualização: 12/2025
Tempo médio de leitura: 10 minutos
A escolha do cabo de rede correto é de extrema importância e talvez, a decisão de maior impacto a longo prazo na infraestrutura de TI de qualquer empresa – pois pode impactar diretamente em ter retorno do investimento ou prejuízos para seu negócio.
Muitas vezes, as empresas escolhem economizar no cabeamento de rede, patch panels e keystones — para investir pesado em switches, firewall, servidores e access points de última geração. Com certeza, essa não é uma decisão muito inteligente. Nada adianta investir em equipamentos de rede robustos, se o cabeamento de rede limitar a performance de todos os equipamentos que dependem dos cabos.
Escolher o cabo de rede correto, traz retorno do investimento, desempenho, velocidade, escalabilidade e segurança. Uma infra de rede projetada com os cabeamento certo, pode durar mais de 20 anos sem dar dor de cabeça.
Escolher o cabo de rede errado em um ambiente corporativo, se manifesta em prejuízos com custos operacionais, ineficiência e risco de paradas (downtime). A escolha errada do cabo de rede, pode comprometer todo o investimento feito em equipamentos de rede ativos.
Aqui estão os principais impactos da escolha de um cabeamento de rede incorreto:
1- Desempenho e velocidade reduzidos
Este é o impacto mais direto e custoso — a aplicação incorreta do cabo de rede, impede que seus equipamentos atinjam velocidade e desempenho máximo.
Se você compra um switch de rede de 10 Gigabits (10 Gbps) e instala cabos de rede Cat5e (cujo limite é 1 Gbps), toda a sua rede estará limitada a 1 Gbps. Você investiu para ter 10x mais velocidade, mas só recebe 1x.
2- Falha em aplicações exigentes
Softwares de engenharia, transferência de grandes arquivos de backup, virtualização de servidores e sistemas de videomonitoramento de alta definição — exigem cabeamento de rede com alta largura de banda (como Cat6 ou Cat6A). Um cabo insuficiente resulta em timeouts, paradas e falhas constantes nessas operações.
3- Latência Alta
O cabo de rede mal dimensionado, pode introduzir atrasos (lag), especialmente em conexões de Voz sobre IP (VoIP) e videoconferências, levando a chamadas picotadas e má qualidade de serviço.
4- Instabilidade
Um cabo que não está dimensionado para o ambiente ou para o tráfego de dados gera erros elétricos constantes, prejudicando a produtividade de setores que não podem parar, como financeiro e fiscal.
5- Falha na Certificação:
O cabo errado (ou de baixa qualidade) não passará nos testes rigorosos de certificação (como os de Crosstalk e Atenuação). Isso significa que, oficialmente, sua rede é instável e o trabalho de instalação não está validado.
6- Lentidão intermitente:
O excesso de ruído elétrico (noise) e interferência faz com que os pacotes de dados tenham que ser enviados repetidamente (re-transmissão). Isso gera lentidão intermitente, sobrecarga nos switches e consome o tempo da equipe de TI em diagnósticos de problemas que são, na verdade, do cabeamento de rede.
7- Altos custos com manutenção:
Falhas, paradas repentinas ou intermitentes por conta do cabo de rede incorreto, pode sugar o tempo da sua equipe de TI, que poderia estar aproveitando melhor o tempo para solucionar outros problemas.
8- Falha de escalabilidade (Custo futuro)
Escolher o cabo de rede, sem prever o crescimento e necessidades da empresa, pode trazer custos desnecessários, que poderiam ser evitados ao escolher o cabo de rede correto.
9- Risco de downtime na expansão:
Se o cabeamento atual não suporta a próxima geração de equipamentos (como novos pontos de acesso Wi-Fi 6 ou 7, ou a migração para 10 Gbps), a empresa será forçada a substituir todos os cabos em pouco tempo. Esse é um projeto de infraestrutura extremamente caro e disruptivo, que exige paradas programadas.
10- Investimento desperdiçado:
O dinheiro gasto no cabeamento de rede que será descartado com pouco tempo de uso, é um investimento totalmente perdido.
A diferença entre os cabos Cat5e e Cat6, está em desempenho, estabilidade, velocidade e resistência a ruídos de interferências.
O principal ponto de distinção, é a capacidade de largura de banda (frequência) e, consequentemente, a resistência a interferências.
Há também, diferenças visuais em sua construção, veja na imagem abaixo:


Os cabos de rede Cat5e e Cat6 parecem iguais, mas não são, o cabo de rede Cat6 tem um divisor de plástico que separa os pares, veja nesta outra imagem abaixo com mais detalhes:

Além do divisor interno de pvc, a espessura do cabo de rede pode variar entre 23 AWG (0,57mm) e 24 AWG (0,51mm). Quanto maior o número AWG, mais fino é o fio.
Normalmente a grossura do fio do cabo de rede Cat5e é 24 AWG e o cabo de rede Cat6 é 23AWG.
Em questão da velocidade, o cabo de rede Cat6, pode chegar a 10Gbps (Gigabytes por segundo) até 55 metros, enquanto o cabo de rede Cat5e, suporta a velocidade de apenas 1Gbps, mesmo em curta distância.
A distância máxima de ambos é de 100 metros, para distâncias maiores, recomendamos o uso de cabo de fibra óptica ou sistemas Wifi com antenas direcionais (Ponto a ponto).
O cabo de rede Cat6, supera o Cat5e em distância, velocidade e desempenho. Além de possuir uma construção física mais robusta, ele reduz drasticamente interferências e já está preparado para a nova geração de velocidade de rede e internet, o novo padrão de 2,5 Gbps.
Sabemos que esta não é uma resposta muito satisfatória, pois cada cenário tem suas particularidades, então decidimos ilustar as perguntas mais relevantes que nosso time de consultores recebem.
A resposta inicial para esta pergunta, com certeza é: Cabo de rede Cat6
Invista somente em cabos de rede Cat5e se:
1- Não haverá equipamentos que utilizam POE
2- O uso seja apenas para navegar na internet, sem uso de rede
Aqui na CRE, nós temos uma equipe de técnicos especializados em organização de rack de rede, entre em contato conosco através da página orçamento, um dos nossos telefones ou por Whatsapp e solicite um orçamento para organização de rack de rede sem compromisso!
A organização de um rack de rede, parece bem simples, mas na verdade se não for feita com capricho, cuidado, planejamento e documentação — pode trazer sérios prejuízos para sua empresa.
A estruturação correta de um rack de rede, é um processo estratégico baseado em normas internacionais (TIA-942 e ISO/IEC 11801). Ao aplicar métodos testados – como o planejamento em papel, a identificação clara e a separação dos serviços – sua empresa não apenas elimina o risco de paradas operacionais, mas garante uma infraestrutura preparada para o crescimento e totalmente auditável.
A experiência de mais de 1.000 racks de rede organizados, nos ensinou que o investimento em organização e estruturação, se paga rapidamente. Não apenas com a prometida redução de custos nas intervenções futuras, mas com a tranquilidade de saber que sua infraestrutura de rede, é robusta e totalmente confiável.
O ponto crucial da organização vem depois do serviço pronto, que é em manter o serviço de organização que foi feito no rack de rede, nós da CRE oferecemos este serviço de manutenção periódica para manter seu rack de rede sempre organizado, sinalizado evitando paradas repentinas em sua rede.
Se você identificou em seu escritório, indústria ou comércio — um cenário de caos que ameaça a produtividade e a segurança da sua empresa, é hora de agir. Não deixe o problema ser resolvido pela urgência; resolva-o com planejamento, estratégia e expertise.
Fale com um especialista da CRE hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para aplicar o conhecimento da nossa ‘Caixa Preta’ e transformar a desorganização em uma vantagem competitiva para a sua infraestrutura de TI.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se e seja o primeiro a receber as novidades!
Veja também:
Qual a diferença entre cabos CAT5e e Cat6?
Pode usar conector Cat6 em cabo CAT5e?
Pode usar conector Cat5e em cabo CAT6?
Qual cabo de rede usar CAT5e Cat6 Cat7 ou Cat8?
Como posso saber se meu cabo de rede é CAT5 ou Cat6?
Qual o cabo ideal para 100 megas de internet?
Qual o CAT mais rápido?
Qual cabo de rede usar para internet de 500 megas?
Qual cabo de rede usar para internet de 900 megas?
Qual é o limite de distância para um cabo Cat6?
O que muda de CAT5 para Cat6?
Qual a distância máxima do cabo CAT5e?
Qual a distância máxima do cabo CAT6?
Qual conector usar no Cat6?
